Chegar aos 18 anos com “o sucesso e o prestígio que os Prémios Eficácia alcançaram” significa, na sua opinião, que o caminho foi feito de forma sustentável. Significa ainda que os profissionais das marcas e das agências “reconhecem o rigor, a grande exigência e a atenção colocados em todos os aspetos desta competição em benefício do mercado”.
Esta leitura perpassa para o balanço desta edição em particular. Manuela Botelho não hesita em afirmar que foi “mais um ano fantástico”, que deixa a associação orgulhosa no que toca à relevância dos prémios no mercado nacional, “como expressão tecnicamente validada do que de melhor se faz em matéria de comunicação de marketing”.
“Os números totais de candidaturas, agências e marcas envolvidas, em 2022, são muito claros sobre a importância que a valorização do trabalho conjunto dos profissionais das marcas e das agências tem para as respetivas organizações”, argumenta, concretizando que esta foi a segunda edição com mais casos inscritos desde sempre, num total de 147 candidaturas. E esclarece que não foram acrescentadas novas categorias, tão só se tendo verificado a alteração de duas para dar espaço à inovação e ao acompanhamento das tendências de mercado – Brand Content & Entertainment e Shopper & Commerce. Uma decisão que se revelou ser “bastante acertada”, já que cada uma destas categorias atualizadas teve 12 casos inscritos.
Manuela Botelho reserva ainda palavras para o “entusiasmo e a seriedade” dos membros do júri na avaliação dos casos, considerando que a dimensão de conhecimento e de aprendizagem envolvida é “altamente valorizada” pelos próprios. Acresce ainda “um significativo reconhecimento” da qualidade do trabalho dos pares e do que essa partilha representa, em termos de experiência.
É desse entusiasmo e dessa seriedade que resulta a atribuição de galardões, com a secretária-geral da APAN a sublinhar que todos os premiados, ouro, prata e bronze, em cada uma das categorias, “representam a prova de que a publicidade é o superpoder do marketing para acrescentar valor e fazer crescer o negócio das organizações”. Sendo que o Grande Prémio à Eficácia tem um plus: é o escolhido pelo júri, de entre todos os prémios de ouro, como a campanha mais eficaz. Este ano, a escolha recaiu sobre “CO2AT”, criado a duas mãos, entre a Stream and Tough Guy e a This is Pacifica. E, a propósito, comenta Manuela Botelho que este caso “se distinguiu entre os melhores pela inovação, pelo arrojo em quebrar regras e, acima de tudo, pelos resultados alcançados em contexto altamente desafiante”.
Volta a escolher as palavras rigor e qualidade para demonstrar em que medida esta edição foi uma monta da força da indústria. “O rigor e a qualidade que têm vindo a ser colocados, ao longo dos anos, na demonstração da eficácia da comunicação nos resultados do negócio refletem a importância que a indústria tem vindo a atribuir à avaliação do retorno da atividade de comunicação. A variedade de estratégias adotadas, o poder das ideias apresentadas e as ferramentas e técnicas utilizadas para atingir os objetivos das marcas em contextos cada vez mais complexos são reveladores da força da nossa indústria”, justifica.
Uma força que a APAN tem impulsionado, com a secretária-geral a sustentar que, enquanto associação de anunciantes, é sua preocupação valorizar e promover o investimento em comunicação como ferramenta fundamental no sucesso das marcas a curto e longo prazos. Foi esse o propósito que presidiu ao lançamento dos Prémios Eficácia, em 2005, uma iniciativa com a qual pretendeu, além de cumprir a sua missão, criar um ambiente de responsabilidade e accountability na indústria da publicidade, além de partilhar boas práticas entre os profissionais, promovendo o seu crescimento individual e coletivo.
“A APAN irá continuar a fazer o caminho que acredita ser o mais importante para manter a valorização da indústria nacional e dos seus profissionais”, promete.
Leia, na edição de dezembro da Briefing, os balanços das três agências vencedoras dos grandes prémios de 2022: Stream and Tough Guy (com a This is Pacifica), O Escritório e Initiative. A Briefing é media partner desta iniciativa.
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.